terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Árvore de Natal e outros símbolos natalinos


Existem certas tradições que repetimos todos os anos no Natal sem mesmo saber o porquê. Descubra de onde surgiram esses símbolos natalinos:

ÁRVORE DE NATAL

Existem muitas versões sobre a origem da árvore de Natal, a maioria atribuindo a invenção à Alemanha. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero. Caminhando na floresta, ele teria olhado para o céu por meio dos pinheiros que cercavam a trilha. A noite estrelada lhe pareceu um colar de diamantes sobre a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas nas pontas dos ramos. Arrumou também papéis coloridos. Todos ficaram admirados ao verem aquela árvore iluminada. Nascia assim a árvore de Natal. A ideia era mostrar às crianças como seria o céu na noite do nascimento de Cristo.

Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal.

A MISSA DO GALO

Este é o nome com que se conhece a missa de Natal celebrada à meia noite do dia 24 para o 25. Segundo uma tradição popular, foi o galo que anunciou ao mundo o nascimento de Jesus. O costume de anunciar o nascimento dentro das igrejas com o canto do galo, real ou imitado, durou muitos séculos. Esta missa surgiu no século V e era uma celebração jubilosa.

PRESÉPIO

Muito comum em países católicos, reproduz o cenário onde Jesus nasceu: uma manjedoura com animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o menino Jesus. O primeiro presépio foi montado a pedido de São Francisco de Assis, que celebrou uma missa diante dele.

PAPAI NOEL

Alguns acreditam que ele surgiu na Idade Média, quando a peste matou milhares de crianças. Segundo a lenda, Noé, o mesmo que construiu a arca, teria pedido a Deus que o enviasse novamente à Terra, para que pudesse alegrar um pouco os pequeninos. Deus aceitou, e então Noé surgiu como o velho Noel distribuindo os bichinhos de sua coleção de animais para divertir a garotada.

Segundo uma versão mais difundida, Papai Noel foi um bispo católico chamado Nicolau, que viveu na Turquia no século V. As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.

PRESENTES

Existem muitas explicações para a origem deste símbolo. Uma delas é a de São Nicolau, que também inspirou o Papai Noel. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

1 Comentário:

palavras ao vento disse...

legal...fiquei sabendo mas sobre o natal... e sobre seus simbolos...muito interessante...

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO