quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Significado de tatuagens


Quer mais sobre tatuagens?
Visite o Treze Tatuagens!

O significado de uma tatuagem depende muito mais da pessoa do que do símbolo em si. Aliás, muito mais do que estética, o papel mais importante das tattoos é gravar na pele, para sempre, um desenho simbólico, que tem um significado importante para aquela pessoa.

Mesmo assim, alguns desenhos são ligados a alguns conceitos. Veja a lista a seguir, em ordem alfabética:

Abelha: Prosperidade e fartura. Na cultura muçulmana a abelha simboliza a alma.

Águia: Símbolo da guerra e da estratégia. Para os índios americanos, a águia simboliza o poder e a sabedoria.

Âncora: Uma âncora é utilizada para dar segurança ao um navio, impedir que ele fique à deriva. Para os marinheiros, uma âncora simboliza segurança, um abrigo seguro, o caminho de volta para casa . No plano espiritual, a âncora representa a salvação e a esperança.

Anjos: O significado original dos anjos os aponta como mensageiros divinos, aqueles que trazem as mensagens de Deus aos homens. Podem significar proteção ou protetor, criança educada ou mesmo uma pessoa repleta de virtudes.Vale lembrar que também existem anjos do mal.

tattoo borboletaBorboleta: símbolo da liberdade e da metamorfose ou transformação. Na China, ela representa alegria e felicidade no casamento.

Búfalo: Para os índios americanos, o búfalo representa a abundância e a fartura para os dias de hoje e para o amanhã.

Cruz: Normalmente de simbologia religiosa, as tatuagens de cruz representam na cultura pagã o equilíbrio das forças da natureza. Para os Cristãos, representam o amor e o sacrifício por amor. Como conotação negativa se coloca a cruz de ponta cabeça, representando o desejo de coisas materiais, o materialismo em si. Como se o indivíduo tivesse a cabeça voltada para a terra em detrimento das coisas celestes.

Coração: O significado de tatuagens de coração podem variar entre amor, paixão, amizade, religiosidade, misticismo ou mesmo decepção no amor e uma mágoa causada por paixão rompida. O Coração com punhal representa normalmente uma forte mágoa ou perda de algum ente querido. O coração rachado é símbolo claro de um amor que magoou ou traiu.

tatuagem dragão mulherCorrente: Quando as correntes se apresentam inteiras elas simbolizam vínculos, seja com a família, a religião, etc. Quando as correntes aparecem quebradas, simbolizam a liberdade de um determinado aprisionamento seja ele físico, mental ou espiritual

Dragão: simboliza nobreza, magia, transformação, imaginação, perseverança, lealdade. O dragão representa também a coragem, o dever e honra. Os dragões representam os quatro elementos: ar, água, terra e fogo. Dependendo da cultura, o dragão pode representar seres bons ou malévolos.

Estrelas: O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado. Podem representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz. Uma estrela pode também ter conotação religiosa, como é o caso da estrela de David e dos pentagramas usado na magia negra. A estrela náutica normalmente é relacionada a viagens, aventuras e o desconhecido.

Fadas: O significado geral das tatuagens de fadas é a personificação dos desejos humanos, símbolo da eterna juventude, desejo de manter-se criança. A palavra fada deriva do latim fata que significa destino. As fadas são uma espécie de amuleto, protegem o presente e o futuro do indivíduo.

Quer mais sobre tatuagens?
Visite o Treze Tatuagens!

Flecha: As flechas são na mitologia grega e romana uma mensagem dos Deuses para indicar um destino sacramentado e imutável. Uma tatuagem de coração com uma flecha indica que o indivíduo foi alvejado pelo Deus Eros (cupido) que o destinou a amar determinada pessoa.

tattoo de maçãLua: Símbolo do feminino. A Lua representa renascimento, regeneração e poderes mentais.

Maçã: Significado global do pecado, do desejo de pecar, ou ainda a busca incansável pela sabedoria.

Morcego: No Oriente, o morcego representa a longevidade e a felicidade. No ocidente, o morcego significa mistério, o lado escuro do ser humano. Simboliza também a capacidade de ver a verdade e mudar o que tem de errado em si próprio. Relacionado à figura do Batman, pode representar a justiça e a capacidade de a fazer com as próprias mãos. Justiceiro.

Mordida: Tatuagem com boca mostrando o dente, mordendo algo, ou mesmo tatuagem da pele sendo rasgada mostrando um outro desenho, representam pessoas sinceras que costumam falar a verdade acima de tudo.

Ossos: Representam o alicerce ou a base que sustenta. Costumam também representar a resistência, a capacidade de suportar os fardos mais pesados que a vida é capaz de lhe dar.

Pássaro: Seres que possuem asas sempre simbolizam uma viagem espiritual. O pássaro normalmente significa a liberdade, a capacidade deixar para trás uma situação ruim. Pássaros pretos ou negros normalmente simbolizam o azar. Pássaros amarelos significam sorte. Pássaros vermelhos tem como simbologia o sucesso.
Pássaro azul representam a cura de uma enfermidade, seja física ou espiritual, representa também o mensageiro. Pássaro branco representa a paz.

tattoo flor rosaRosa: Representa a paixão e a perfeição no romance. Dedicada a Vênus, a deusa do amor. Rosa branca significa pureza, rosa vermelha simboliza paixão. Rosa cor de rosa representa o amor saudável, amor idílico, puro como o de uma mãe e filho.Rosa amarela é o símbolo da amizade e da capacidade de comunicação.
Rosa azul é o desejo de atingir o impossível, devido a sua raridade.Rosa dourada simboliza os sonhos e desejos humanos.

Sangue: Significa vida, sacrifício, ferimento, mágoa.

Touro: O touro simboliza o sagrado, pode representar o céu, terra, a lua e o sol. O touro é também o símbolo da virilidade, fertilidade, potência e força. Significa também poder e coragem.

Urso: O urso simboliza o homem selvagem, rude que não se apega as regras da civilização moderna. Por ser tão independente em suas regras , o urso tem um código de ética próprio com ações positivas ou negativas, para o bem ou para o mal, que só ele entende.

Quer mais sobre tatuagens?
Visite o Treze Tatuagens!

4 Comentários:

Lari Bohnenberger disse...

Sou APAIXONADA por tatuagens.
Tenho um beija-flor nas costas e uma orkídea na perna. Agora pretendo fazer uma borboleta no pé!

Michael disse...

Achei bem legal os posts sobre tatuagens. Não sabia o significado de grande parte delas.

Tb temos um artigo sobre tatuagem, passa lá depois:
http://rodzonline.blogspot.com/

Priscila disse...

também acho legal um post sobre tatuagens , embora não sinto nem um pouco de vontade de me tatuar , morro de medo :s

http://nomeecriativo.blogspot.com/

Anônimo disse...

sou paixonada por tatuagem adoro tatuagem de cereja de maça

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO